quinta-feira, 20 de abril de 2023

Reparação de avarias no Computador

 1. Como efetuar cópias de segurança do disco

  • pode usar programas de backup como o Acronis True Image, Macrium Reflect, EaseUS Todo Backup, entre outros
  • pode salvar as cópias de segurança  num dispositivo externo como um HD externo, unidade USB, ou na nuvem

2. Como evitar o sobre aquecimento do computador

  • limpar o pó dos componentes internos
  • garantir que o fluxo de ar esteja adequado
  • manter o computador num local bem ventilado
  • evitar o bloqueio das aberturas de ventilação
  • instalar um cooler adicional ou um sistema de refrigeração líquida

3. Como identificar componentes incompatíveis num computador

  • verificar as especificações dos componentes e compará-las com as especificações da placa-mãe
  • usar programas de diagnóstico de hardware para identificar problemas e incompatibilidades

4. Corrigir o erro "Hard Drive Failure"

  • pode tentar reparar o setor defeituoso do disco rígido usando a ferramenta de verificação de erros do Windows ou outras ferramentas de diagnóstico de disco rígido
  • se o disco rígido estiver danificado irreparavelmente, será necessário substituí-lo

5. O monitor apresenta o menu da BIOS, mas não arranca.

  • pode ser um problema de configuração da BIOS, pode tentar redefinir a BIOS para as configurações padrão ou verificar se o disco rígido está configurado corretamente na ordem de inicialização da BIOS

6. Os discos SATA não são reconhecidos

  • problema de configuração da BIOS ou de conexão física dos cabos SATA
  • verificar se os cabos SATA estão conectados corretamente e se o modo SATA está configurado corretamente na BIOS

7. Quando se liga à corrente, o PC arranca até à deteção da drive de disquetes e para.

  • pode ser um problema de configuração da BIOS ou de conexão física dos cabos da drive de disquete
  • pode verificar se os cabos estão conectados corretamente e se a ordem de inicialização na BIOS está configurada corretamente

8. O computador arranca normalmente, mas subitamente desliga.

  • pode ser um problema de superaquecimento, fonte de alimentação defeituosa ou problemas de hardware
  • pode verificar a temperatura do processador e da placa gráfica, limpar o pó dos componentes internos e verificar se há algum componente danificado



9. O computador parece arrancar normalmente, mas monitor permanece preto.
  • pode ser um problema com o cabo de vídeo, a placa gráfica ou o monitor
  • pode verificar se o cabo de vídeo está conectado corretamente e se a placa gráfica está a funcionar corretamente


10. Quando se pressiona o botão ligar, nada acontece.
  • pode ser um problema com a fonte de alimentação, o botão de ligar ou o cabo de alimentação
  • pode verificar se o cabo de alimentação está conectado corretamente e se a fonte de alimentação está a funcionar corretamente


11. Sistema recusa arrancar a partir de uma drive USB.
  • pode ser um problema de configuração da BIOS ou de formatação da unidade USB
  • verifique se as configurações da BIOS estão corretas e formate a unidade USB como um dispositivo incivilizável


12. Mensagem "Out of scan range" é apresentado no monitor.
  • pode ser um problema de resolução de tela ou de configuração do monitor
  • verifique as configurações de resolução e atualize os drivers do monitor


13. O texto está muito grande ou muito pequeno.
  • pode ser um problema de configuração de escala ou de resolução de tela
  • ajuste as configurações de escala ou resolução de tela no painel de controle de exibição


14. O monitor apresenta pates da imagem a preto, branco ou outra cor.
  • pode ser um problema de conexão do cabo de vídeo ou de problemas na placa gráfica
  • verifique se os cabos estão conectados corretamente e se os drivers da placa gráfica estão atualizados


15. Problemas com os monitores CRT.
  • podem incluir distorções na imagem, problemas de foco, problemas de brilho e problemas de cor
  • esses problemas podem ser causados por falhas no tubo CRT ou por problemas de conexão de sinal
  • verifique se os cabos estão conectados corretamente e leve o monitor para um técnico especializado


16. O monitor não apresenta imagem.
  • pode ser um problema de conexão ou de configuração de vídeo
  • verifique se os cabos estão conectados corretamente e se os drivers da placa de vídeo estão atualizados


17. O monitor treme, faz um barulho elétrico, desliga-se inesperadamente e emite um odor a queimado.
  • pode ser um problema de superaquecimento ou de componentes defeituosos
  • verifique a ventilação do monitor e leve-o para um técnico especializado


18. A imagem treme.
  • pode ser um problema de vibração na mesa ou no suporte do monitor ou pode ser um problema de frequência de atualização de tela
  • ajuste as configurações de frequência de atualização de tela no painel de controle de exibição


19. Problemas com os monitores LCD.
  • podem incluir pixels mortos, manchas na tela, problemas de retroiluminação e problemas de cor
  • esses problemas podem ser causados por falhas no painel LCD ou na placa de vídeo
  • verifique se os drivers da placa de vídeo estão atualizados e leve o monitor para um técnico especializado

20. Surge a mensagem “Signal out of range".

  • o sinal de vídeo enviado pelo computador não está dentro dos limites suportados pelo monitor
  • isso pode ocorrer por várias razões, como resolução do ecrã ou taxa de atualização incompatíveis
  • para resolver esse problema, o utilizador pode aceder as configurações de exibição do computador e ajustar a resolução e a taxa de atualização para valores suportados pelo monitor

21. Alguns pixéis estão sempre ligados/desligados

  • podem indicar um problema com o monitor ou a placa de vídeo

  • se forem apenas alguns pixels, o utilizador pode tentar usar uma aplicação para corrigir pixels defeituosos

  • caso isso não resolva o problema, pode ser necessário substituir o monitor ou a placa de vídeo


22. Quando há necessidade de substituição da motherboard

  • a substituição da motherboard pode ser necessária em caso de falhas graves de hardware, como danos causados ​​por picos de energia, falhas de memória ou problemas com o slot do processador
  • se o computador não ligar ou apresentar falhas frequentes, pode ser necessário substituir a motherboard

23. O som sai com ruído ou de forma intermitente.

  • pode ser causado por problemas na placa de som ou nos alto-falantes

  • o utilizador pode tentar atualizar os drivers de áudio ou verificar se os cabos de áudio estão conectados corretamente

  • se o problema persistir, pode ser necessário substituir a placa de som ou os alto-falantes


24. Cuidados a ter com o processador.

  • é importante ter cuidado ao manusear o processador, pois é um componente delicado e pode ser danificado facilmente

  • ao instalar ou remover o processador, é importante seguir as instruções do fabricante com cuidado e evitar tocar nos pinos ou na superfície do processador


25. O teclado não funciona.

  • o utilizador pode tentar desconectar e reconectar o teclado ao computador ou reiniciar o computador

  • se isso não funcionar, pode ser necessário substituir o teclado


26. Algumas teclas não funcionam.

  • pode ser necessário limpar o teclado ou substituir as teclas com defeito
  • o utilizador também pode tentar atualizar os drivers do teclado ou verificar se há problemas com as configurações do idioma do teclado

27. Algumas teclas ficam presas ou não vão abaixo corretamente.

  • o utilizador pode tentar limpar o teclado com cuidado ou substituir as teclas com defeito
  • se o problema persistir, pode ser necessário substituir o teclado

28. Os caracteres que escrevo não coincidem com os que aparecem no monitor.

  • pode ser necessário verificar as configurações do idioma do teclado ou a codificação de caracteres do sistema operativo

29. Como aceder ao sistema caso se esqueçam a password.

  • pode ser necessário usar um disco de recuperação ou reinstalar o sistema operativo
  • é importante lembrar de criar uma senha forte e de anotá-la em um local seguro para evitar problemas futuros

30. O sistema perde a hora, as informações ou dá erro de bateria.

  • pode ser necessário substituir a bateria da placa-mãe
  • a bateria é responsável por manter as configurações do sistema em caso de falta de energia

31. O computador não arranca, simplesmente faz um beep.

  • quando um computador faz um beep durante o processo de inicialização, pode indicar um problema de hardware, como problemas de memória RAM ou placa gráfica
  • cada tipo de beep pode indicar um problema específico, portanto, é importante verificar a documentação do fabricante para saber o que significa o som emitido

32. O computador arranca, mas não reconhece toda a memória instalada.

  • pode haver um problema de compatibilidade entre a placa-mãe e as memórias
  • também pode haver um problema físico, como slots de memória RAM quebrados ou sujos
  • verificar se as memórias estão instaladas corretamente e limpar os slots de memória pode ajudar

33. O computador reporta um erro de memória no arranque.

  • se o computador reportar um erro de memória durante o processo de inicialização, pode haver um problema com as memórias RAM, como erros de leitura ou problemas de compatibilidade 
  • verificar as memórias e testá-las pode ajudar a resolver o problema.

34. O disco rígido não funciona e não permite qualquer acesso.

  • se o disco rígido não está a funcionar e não permite qualquer acesso, pode indicar um problema com o hardware ou o software do disco rígido

  • tente conectar o disco rígido em outro computador para determinar se é um problema com o hardware ou software

35. O disco rígido tem erros de leitura/escrita.

  • podem ser causados por setores defeituosos no disco rígido ou um cabeçote de leitura defeituoso 
  • verifique se há setores defeituosos usando uma ferramenta de diagnóstico de disco rígido e considere a substituição do disco rígido se houver muitos setores defeituosos

36. Disco rígido ruidoso.

  • se o disco rígido está ruidoso, pode ser um sinal de que o disco está com defeito
  • tente fazer backup dos seus arquivos imediatamente e substitua o disco rígido

37. Código de beeps da AMI.

  • são usados para diagnosticar problemas com o hardware
  • cada sequência de beep pode indicar um problema específico com a placa-mãe, CPU, RAM ou outros componentes

38. Código de beeps da Phonix.

  • são semelhantes aos da AMI, onde cada sequência de beep indica um problema específico
  • consulte o manual da placa-mãe para identificar o problema específico

39. Código de beeps da Award.

  • são usados para diagnosticar problemas com o hardware
  • como com os outros códigos de beep, cada sequência de beep pode indicar um problema específico

40. O computador está demasiado lento.

  • pode ser devido a um software malicioso, falta de espaço em disco, muitos programas abertos simultaneamente ou um hardware desatualizado
  • tente fechar programas desnecessários e executar uma ferramenta de limpeza de disco

41. O disco está cheio.

  • pode ser necessário excluir arquivos desnecessários ou mover arquivos para um disco rígido externo ou armazenamento em nuvem 
  • considere a atualização do disco rígido para um com mais capacidade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Reparação de avarias no Computador

 1. Como efetuar cópias de segurança do disco pode usar programas de backup como o Acronis True Image, Macrium Reflect, EaseUS Todo Backup, ...